top of page
Buscar

Matrix, uma ficção cada vez mais próxima da realidade

Foto do escritor: Team FilmmagTeam Filmmag

O famoso filme The Matrix lançado em 1999, deu muito que falar devido aos conteúdos ficcionais e tecnologicamente avançados para a época, sendo que fascinou a população mundial. O que na época de 1999 parecia apenas ficção cientifica, está com os constantes e rápidos desenvolvimentos tecnológicos mais próximo da realidade de dia para dia.


Quando alguém diz que possivelmente vivemos numa simulação ou até que somos mesmo uma, a reação mais comum é um riso como se tratasse de uma barbaridade sem qualquer fundamento. A verdade é que por mais estranho que possa parecer a certas pessoas, essa ideia está cada vez a ganhar mais ênfase conforme a tecnologia é desenvolvida.

Atualmente vivemos num mundo onde os computadores, dispositivos, smartphones e até carros têm mais poder de processamento (inteligência) do que alguma vez na história tiveram. Hoje uma simples tarefa pode ser concretizada instantaneamente enquanto no passado a mesma poderia levar dias ou até mesmo anos, devido ao fraco processamento e poderio tecnológico.


Por exemplo a robótica já consegue criar robôs com inteligência artificial capazes de efetuarem ações complexas e até mesmo criarem as suas próprias opiniões. Tudo isto é resultado da programação e computação informática que inclusive tem sido um setor com grande crescimento nas últimas décadas.

Com esta capacidade crescente por parte dos computadores, os humanos já têm a capacidade de simular mundos com vida e sociedades virtuais, não acreditam? Uma prova disso são os videojogos que têm gráficos cada vez mais realistas, sendo cada vez mais difícil distinguir personagens e mundos virtuais da nossa perceção da realidade.


Se nós conseguimos criar mundos e simulações, pouco impossibilita esses próprios mundos simulados de criarem novas simulações dentro do seu universo, ou seja, se programássemos um mundo virtual onde damos ás personagens livre arbítrio nada as impossibilitaria de criarem novas simulações na sua própria realidade que é para eles real, mas não para nós.

Concluindo sendo que o Matrix apresentou o conceito de mundos virtuais à sociedade no início dos anos 2000, e tendo em conta a capacidade baixa de processamento das tecnologias na altura, era natural que todo o filme fosse encarado como algo apenas falso, ficcional e impossível. Mas o que o desenvolvimento da tecnologia e do poderio informático computacional mostra atualmente, é que o filme afinal de contas não era tão impossível nem ridículo como pensavam no passado.

Tiago Queirós

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


© 2019 criado pela equipa Film Mag

Sign-Up to Our Newsletter

  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
bottom of page