Este documentário foca-se na carreira do ex-treinador inglês que esteve ao serviço da seleção inglesa, assim como de clubes como o Barcelona, o FC Porto, o Sporting e o Newcastle.
Numa narrativa não linear, o filme começa com a sua passagem pelo Ipswich, clube onde se começou a notabilizar como treinador, tendo vencido uma FA Cup e uma Taça UEFA, em 1978 e 1981, respetivamente.
Seguiu-se uma passagem pela seleção inglesa, onde tanto foi contestado como também adorado. Sir Bobby Robson também testemunhou neste documentário, assim como a sua esposa, Lady Elsie Robson e o seu filho Mark Robson. Personalidades como Ronaldo Nazário, José Mourinho (referiu que deve a sua carreira a Sir Bobby Robson) e Pep Guardiola.
Paul Gascoigne, polémico jogador inglês dos anos 90, também tomou parte no enredo do documentário, referindo que tinha uma relação especial com o Gentleman, inglês.
Pelo meio o documentário aborda o seu tempo como jogador no West Bromwich Albion, assim como no Fulham, clube onde começou como treinador. Também foi falado o tempo no Sporting, assim como no Porto.
Sir Bobby referiu-se ao Porto como uma ‘’cidade fantástica, um ótimo sítio para viver’’, dizendo também que adorou cada minuto.
A maior parte da narrativa é focalizada em Barcelona e na sua passagem por lá, muito devido aos conflitos entre os adeptos e a direção que tinha acabado de demitir o lendário Johan Cruyff.
A imprensa espanhola nunca o perdoou, sendo que em Barcelona era extremamente criticado pois chegou ao clube num momento em que a MARCA e o AS, sendo os jornais que mais vendiam, competiam nas manchetes pelas vendas.
Por fim, acaba por falar da doença que o fragilizou e acabou por o vitimar em 2009.
Morreu adorado por todos, recordado com todo o carinho.
Luís Freitas
Comments