É entre as luzes do palco e o backstage que acontece o filme “A Star is born”, uma recriação do clássico de 1937. Pelas mãos do ator Bradley Cooper, conhecemos a história de Jack( Bradley Cooper) e Ally (Lady Gaga) . Jackson Maine, um famoso cantor country, descobre Ally, uma tímida mas talentosa cantora e compositora.
Jack transforma Ally numa artista revelação e ela transforma-o num homem capaz de amar. A relação deles evoluí mesmo com alguns obstáculos como os vícios de Jack e a própria indústria musical que tenta mudar a personalidade de Ally. No fim do filme, vemos um Jack perturbado com a mudança do estilo de música da protagonista e envolve-se cada vez mais no vício das drogas e do álcool. Até que acontece o momento clímax do filme, na premiação “Os Grammys”. Ally encontra-se radiante com a sua nomeação para “Artista revelação” enquanto que Jack já se encontra embriagado no início da gala. Assim que se ouve o nome de Ally, ela levanta-se ao som dos aplausos para receber o prémio que marcaria o início da sua carreira, até que surge Jack. Já sem equilíbrio e quase inconsciente, vai ao encontro de Ally no palco onde acaba por arruinar o discurso da artista.
Nos momentos seguintes, vemos um novo Jack numa clínica de reabilitação e uma Ally com uma turné mundial marcada e contente pela recuperação do companheiro. Depois de ver Jack na clínica, a personagem de Lady Gaga decidi adiar a sua turné mundial para passar mais tempo com o mesmo e recuperarem o tempo perdido. Por consequência, esta decisão perturba o seu manager, Rez, que não concorda com esta paragem súbita da sua nova estrela e decide visitar Jack. Neste encontro relembra o marido de Ally do episódio na gala dos Grammys e refere que Jackson humilhou Ally e que o cantor será sempre um viciado podendo vir a destruir a carreira da sua esposa. Não conseguindo lidar com a vergonha e com o sentimento de culpa, Jack decide pôr termo à própria vida.
O filme que estreou em Portugal em outubro de 2018 foi um sucesso em bilheteiras e também em streaming devido a músicas como “Shallow”, “Always Remember Us this Way” e "I'll Never Love Again". Foi um dos grandes filmes do ano de 2018 sendo indicado para o Globo de ouro de melhor filme-drama, Melhor Diretor e Melhor Ator (Bradley Cooper), Melhor atriz (Lady Gaga) e Melhor Canção original referente a "Shallow". E nem os Óscares ficaram indiferentes à história de Ally e Jackson Maine. O filme recebeu as nomeações para Melhor Filme, Melhor Ator (Bradley Cooper), Melhor Atriz (Lady Gaga), Melhor Ator Coadjuvante (Sam Elliot que interpretou Bobby Maine), Melhor adaptação de roteiro e Melhor canção original ("Shallow"). O filme venceu o Globo de Ouro e o Óscar para Melhor Canção original com “Shallow” interpretada por Bradley Cooper e Lady Gaga. Sendo “A star is born” um filme repleto de música, também não escapou às nomeações dos Grammys. Na premiação cujo objetivo é premiar o ramo da música, “Shallow” ganhou o categoria de “Melhor Música escrita para medias visuais” e Lady Gaga subiu ao palco para receber o Grammy de melhor dupla para ela mesma e para o seu companheiro de cena, Bradley.
Com o filme, nasceram quatro “estrelas”. Ally que conseguiu tornar-se uma estrela no mundo da música, Jackson Maine que se tornou uma estrela após pôr termo à sua vida, Bradley Cooper que se demonstrou um excelente diretor/produtor e mostrou ao público a sua excelente voz, brilhando no mundo da música e a revelação do filme, Lady Gaga que se revelou como sendo uma excelente atriz.
Sara Pacheco
Comentarios