Aqui serão abordados os malefícios ou os benefícios da tecnologia, fica a questão para o que nos pode dar a tecnologia ou não.
Como se sabe, vivemos numa era em que a tecnologia está envolvida em tudo o que nos rodeia. Desde o começo do dia em que muitos cidadãos deste planeta acordam com o despertador, até ao momento em que dependemos do sinal de internet para podermos aprender ou ter uma muleta para a nossa produtividade ser maior.
Não tenho dúvidas de que a este ritmo, dentro de uns anos muitos mitos irão ser desvendados. Por exemplo, atualmente temos uma expectativa máxima de vida, que a cada ano que passa vai aumentando, devido aos investimentos avultados que fazem no ramo da investigação médica.
Será que um dia a dita ‘’Vida Eterna’’ deixará de ser um mito?
Será que um dia com o aumento da capacidade tecnológica vamos ver um suposto ‘’Deus’’ capaz de decidir o que está correto ou não e temos de o agradar como se de um Big Brother se tratasse? Tornando o filme 1984, baseado no livro de George Orwell numa premonição.
Este filme feito no ano do título, baseia-se num reflexo da sociedade atual em que todos os cidadãos são vigiados ao longo de todo o seu quotidiano, com câmaras e monitores, sendo que destas surgem as ordens a seguir para uma sociedade mais produtiva, segundo as normas do governo e do suposto Big Brother.
Existem tantas questões a responder, tanto tempo para as desvendarmos.
No outro lado também temos um planeta a salvar, muitos mecanismos estão a ser criados. A Terra tem um prazo de validade de cerca de 10 anos, segundo vários cientistas, será que vão ser as ciências e as tecnologias, aliadas à criatividade dos cientistas que nos salvarão as vidas?
Será que dentro do individualismo a que estas nos submetem, com as playstations e os telemóveis cada vez melhores, vamos ver pessoas cada vez mais unidas para um futuro vindouro mais colorido?
Realmente, a minha opinião sobre este assunto baseia-se num ponto de interrogação enorme.
Mas uma coisa é certa, se forem os cientistas, engenheiros e restantes ramos que podem ter influência no planeta, ou seja, todos, peço aos crentes em Deus que deixem de lhe dar graças.
Já mandamos o Hubble para o espaço e ele não viu ninguém a mandar raios, trovões nem coisas assim, a religião é um negócio e algo ultrapassado. Acreditem na Ciência, pois esta sim, com as suas criações é que vos salvará a vida.
Luís Freitas
Comments